pt
notícias
notícias

Três métodos de tingimento para lavar e tingir roupas

19 Feb, 2025 5:18pm

1. Método de coloração portadora
O método de coloração da transportadora é realizado por aquecimento sob pressãonormal. Utiliza produtos químicos que têm efeitos diretosnos corantes e fibras. Quando esses produtos químicos entramno interior do poliéster durante o tingimento, eles também transportam moléculas de corante. Esse tipo de produto químico é chamado de transportadora ou transportadora de corante.
O princípio do uso de um transportador para tingir poliéster é que existe uma forte atração intermolecular entre o anel benzenono poliéster e onúcleo aromáticonas moléculas de corante. O poliéster pode adsorver hidrocarbonetos simples, fenóis e outros produtos químicos, que se tornam portadores. Devido à interação entre o transportador e o poliéster, a estrutura molecular do poliéster é relaxada, os vazios de fibra são aumentados e as moléculas são facilmente capazes de entrarno interior da fibra. Ao mesmo tempo, devido à interação direta entre a própria transportadora e as moléculas de fibra e corante, ela podenão apenas ajudar a dissolver o corante e trazer as moléculas de corante para a superfície da fibra, aumentando a concentração do corantena superfície da fibra, mas também reduza a tensão superficial da fibra, permitindo que as moléculas de corante em movimento entrem rapidamentena área de vazios de fibra, aumentando a taxa de difusão das moléculas de corante, promovendo A ligação do corante com a fibra e, assim, completando a etapa de tingimento. Após a coloração, use lavagem alcalina para remover completamente o transportador. Os portadores comuns incluem orto fenilfenol, bifenil, salicilato de metila, etc. Devido à sua toxicidade e danos à saúde humana, raramente são usados. Portanto, este artigo fornece apenas uma introdução geral.
2. Método de tingimento de alta temperatura e alta pressão
O alto-temperatura e alta-O método de tingimento de pressão é realizado em um estado úmido e quente sob alta temperatura e pressão. A taxa de tingimento dos corantes é muito lenta em 100 ℃. Mesmo quando tingido em um banho de corante fervente, a taxa de tingimento e a porcentagemnão são altas. Portanto, a pressão deve ser mantida abaixo de 2ATM (2.02 × 105Pa)e a temperatura do banho de tingimento pode ser aumentada para 120-130 ℃. Devido ao aumento da temperatura, os segmentos da cadeia de moléculas de fibra se movem vigorosamente, produzindo mais e maiores poros instantâneos. Nesse momento, a difusão das moléculas de corante também aumenta, aumentando a taxa de difusão do coranteno interior da fibra, acelerando a taxa de tingimento até que o corante seja completamente absorvido e concluído.
O alto-temperatura e alta-O método de tingimento de pressão dos corantes dispersos é uma abordagem importante, adequada para a baixa-Variedades de corante de temperatura com baixa rapidez de sublimação e peso molecular pequeno. Esse tipo de corante possui uma boa uniformidade de tingimento, cor brilhante, boa sensação de mão, alta transparência de tecido, adequada para a produção de pequenos lote e múltiplas variedades, e é comumente usada para tingir tecidos misturados com algodão de poliéster.
O alto-temperatura e alta-O tingimento de pressão dos corantes dispersos pode ser realizado em alta-temperatura e alta-Máquinas de tingimento de rolo de pressão, máquinas de tingimento de jato e transbordamento, adequadas para tingir cores profundas e concentradas. O valor do pH do tingimento é geralmente controlado em 5-6, e o ácido acético e o fosfato de di -hidrogênio de amônio são comumente usados ​​para ajustar o valor do pH. Para manter a estabilidade do banho de tingimento, dispersantes e alto-Os agentes denivelamento de temperatura precisam ser adicionados durante o tingimento.
Exemplo de processo de tingimento de tingimento de transbordamento:
Prescrição de tingimento:
Dispersão corante x
Agente denivelamento de alta temperatura 0.2-1.2g/L
Difusor O 0,5-1g/L
Ácido acético (98%) 0,5-1.5g/L
Limpeza de restauração
soda cáustica
Soda cáustica (360be) 6ml/L
Seguro em pó
Seguro em pó 2.5g/L
Dispersante 0.1-0,5g/L
Processo tecnológico:
Cabeça de costura de tecido → pré-tratamento → tingimento → Limpeza de redução → lavagem de água quente → lavagem de água → desidratação → contexto.
Geralmente, pode ser tingido aos 50-60 ℃, gradualmente aquecido a 130 ℃ após cerca de 1 hora, tingido por 1-2 horas e depois lavado com água. Reduzir a limpeza em vez de lavar sabão ao tingir cores escuras pode manter a cor brilhante do produto tingido.
3. Método de tingimento de fusão a quente
Corantes dispersos são usados ​​para tingir poliéster/Tecidos de algodão usando o método de fusão a quente, que é semelhante ao tingimento geral de mergulho. O tecido é imerso em uma solução de tingimento de mergulho e depois seco, seguido de tratamento a quente. A uma alta temperatura de 200 ℃, o corante depositadono tecido pode se difundirnas fibras em um único-Formulário de molécula, completando o tingimento de poliéster em um tempo muito curto. Se for um tecido de mistura de algodão de poliéster, o corante preso ao algodão pode ser transferido para o poliéster por fase gasosa ou contato através do tratamento de fusão a quente. Atualmente, o tingimento de fusão a quente é o principal método para tingir tecidos misturados de algodão de poliéster, principalmente usando a produção contínua de tingimento de almofadas, com alta eficiência de produção, especialmente adequada para grandes-produção em escala. A desvantagem do método de tingimento de fusão a quente é que o equipamento ocupa uma grande área e existem certas limitaçõesno uso de corantes, resultando em uma menor taxa de utilização de corantes em comparação com a alta-temperatura e alta-Métodos de pressão.
O exemplo do processo de tingimento de fusão a quente é o seguinte (45 × 45 contagem, azul claro, 65/35 poliéster/Têxtil fino de algodão):
(1) Tingindo prescrição
Disperso azul 2bln1.5g/L
Agente de umedecimento JFC 1ML/L
Agente de difusão 1g/L
3% Loja de alginato de sódio 5-1og/L
Quando estiver em uso, ajuste o pH a 5-6 com ácido acético ou fosfato de di -hidrogênio de amônio.
(2) Fluxo de processo
Rolante tingimento
(Duas imersão e dois rolantes, taxa residual de 65%, temperatura ambiente) → pré -secagem (80-120 ℃) → derretimento quente (180-210 ℃, 2-1min) → Tingimento de algodão.
Em alta-Tingimento de fusão a quente temperatura, deve -se prestar atenção à prevenção da migração de corante durante a pré -secagem e o cozimento. O estágio de assadeira a quente é um estágio importante para a transferência de corantes dispersos do algodão para o poliéster. A temperatura e o tempo de fusão a quente apropriados devem ser selecionados com basena resistência ao calor do corante, a saber, sua solidez da sublimação. No tingimento real, a transferência de corantenão pode ser completa. Sempre há um corante residualno algodão, o que causa manchas de algodão. A limpeza da restauração ou a lavagem de sabão pode ser usada para tratamento pós -tingimento. Se a parte do algodão precisar ser contrastada após o quente-Tingimento de derretimento, poste-O processamento pode ser realizado após a controlação.